sábado, 18 de março de 2017

TRILHOS DO TEJO - ESCAROUPIM - SALVATERRA DE MAGOS - ALCOCHETE


As margens do Tejo, com uma identidade única, apresentam uma panóplia de opções para desfrutar da Natureza. 
A proposta que apresentamos, saltita entre o rio e a lezíria, entre a Mata Nacional de Escaroupim, e a Praia dos Moinhos em Alcochete. Poderá optar por uma caminhada "descontínua" que irá, sem dúvida valer a pena. 
A Aldeia Avieira de Escaroupim, onde se fixaram muitas famílias oriundas das comunidades piscatórias da Praia da Vieira (que aqui passavam o inverno em busca de subsistência) traduz a identidade destes homens que, gravaram na paisagem as suas vivências, criando um local de beleza singular. Junto da aldeia a Mata nacional de Escaroupim (com 438 h.) representa uma das áreas verdes mais ricas desta região, sendo possível percorrer vários caminhos a pé ou de bicicleta (atenção à areia). O Parque de Campismo existente na aldeia, é uma excelente opção para respirar a magia do local.  Não deixe de explorar a praia doce e o bico da goiva.



À chegada a Salvaterra de Magos (escolha o mês da enguia que é uma boa oportunidade) é imperativo fazer uma visita guiada à Falcoaria Real de Salvaterra de Magos, recentemente eleita Património Cultural Imaterial pela UNESCO, que permite ficar a conhecer esta arte milenar e percorrer edifícios carregados de história.
Retempere forças até Alcochete (uma Vila com uma relação umbilical com o Tejo, que viu nascer D. Manuel I e ainda hoje transpira histórias de marítimos e salineiros) e desfrute do incrível por do sol que o "mar da palha" permite, com uma amplitude de visão que enfatiza o recorte das diversas serras que guardam a margem norte do Tejo. Em Alcochete aproveite o Sítio das Hortas e o Pinhal das Areias ou aventure-se nas Salinas do Samouco (Trilho do flamingo!). 



Aproveite a natureza e Bons Trilhos ;)
Mais aqui



1 comentário: