segunda-feira, 31 de agosto de 2009

LAGOAS - PONTE DE LIMA

A paisagem natural das Lagoas de Bertiandos e S. Pedro de Arcos, http://www.lagoas.cm-pontedelima.pt/ valorizada pelo excelente projecto que a Câmara Municipal de Ponte de Lima tem vindo a implementar é sem dúvida um local de referência no nosso país. O "dos trilhos" foi fazer alguns dos treks (bem) assinalados e soube a pouco, esta é uma boa deixa para voltar, e fica em aberto a possibilidade de usufruir das muitas vias cicláveis tambem assinaladas no concelho. A valorização dos recursos naturais deveria ser o um modelo a seguir por outros municípios.


Por outro lado, e pela negativa, fico extremamente desapontado ao visitar o
parque natural da Peneda - Gerês e não são poucos os locais em que se encontra lixo acumulado na beira das estradas, caído no chão, etc.
Não menos triste é visitar os sítios classificados do parque e encontrarmos montes de "prendas" no chão que nos obrigam a verdadeiras corridas de obstáculos. Existe uma responsabilidade indivudual de acondicionar os resíduos e colocá-los nos locais apropriados mas o ICNB deveria dotar o parque de mais e melhores equipamentos de apoio de modo a preservar e valorizar a paisagem. É vergonhoso dar a conhecer um país sujo e fedorento, quanto mais viver nele. Será que não faria sentido algumas campanhas de sensibilização? (é que hoje ainda tive o mesmo sentimento na arrábida). Custa pouco preservar o que temos de melhor.

Sem comentários:

Enviar um comentário